Mais uma Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi lançada nesta quarta-feira (10). Este ano, em sua 27ª edição, o evento acontece de 17 a 25 de agosto, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. A entrada é gratuita, das 9h às 21h. Os homenageados desta edição são a mestra de cultura popular, Iracema Oliveira, e o escritor, Juraci Siqueira. A realização é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
A Feira – Este ano, a programação terá em sua abertura, dia 17 de agosto, uma nova Voz, que trará para o centro das discussões as Vozes do Clima: A COP na Amazônia. Outras Vozes de destaques serão: da Poética e do Imaginário, no dia 18; da Diversidade e Inclusão, no dia 19; da Democracia e Liberdade, no dia 20; da Ancestralidade, no dia 21; da Tecnologia, no dia 22; da Juventude, no dia 23; do Escritor Paraense, no dia 24; e da Memória e do Patrimônio, no dia 25.
Dividida em três espaços, Arena Multivozes, Arena das Artes e a Arena Amazônia, a programação literária receberá circuito de atividades culturais e artísticas. Palco central da Feira, a Arena Multivozes será ambientada com intervenções artísticas que totalizarão 32 rodas de conversa, 12 saraus e 7 papos-cabeça. Haverá ainda a exibição de cinco programas Sem Censura e dois Mixturado, da TV Cultura, ao vivo. Já na Arena das Artes, espaço dedicado às crianças, será celebrado a infância por meio de teatros, histórias e apresentações lúdicas para os pequenos.
A estimativa é de que aproximadamente 2 mil vagas de empregos diretos e indiretos sejam geradas durante a montagem e realização da Feira. A previsão de vendas é de 780 mil exemplares de livros, o que movimentará cerca de R$18 milhões em negócios. A expectativa da Secult é receber cerca de 400 mil pessoas durante os nove dias, reforçando o posto já ocupado de maior festa literária do Norte do Brasil.
Informações/Texto: Amanda Engelke / Ascom Secult