Um adolescente de 15 anos, suspeito de envolvimento no ataque armado à Escola Estadual de Sapopemba, ocorrido na Zona Leste de São Paulo, no ano passado, foi apreendido na manhã da última quinta-feira, 18, pela Polícia Civil de Oriximiná, no oeste do Pará.
De acordo com informações da Polícia Civil, as investigações conduzidas pela polícia confirmaram a participação do adolescente no ataque à escola, realizado de forma remota, por meio de plataformas digitais, com trocas de mensagens que confirmam o planejamento do ataque. As autoridades cumpriram um mandado de internação provisória contra o adolescente, sob o pedido deferido pela justiça do município de Oriximiná.
Em dezembro de 2023, a Polícia Civil já havia realizado uma busca e apreensão no domicílio do adolescente, com a apreensão de um celular utilizado por ele na execução dos crimes. Esse dispositivo foi posteriormente submetido a análise e extração de conteúdo, revelando informações importantes para as investigações em curso.
Além da participação no ataque à escola, a polícia identificou uma série de outros atos infracionais análogos a crimes graves atribuídos ao adolescente. Entre eles estão o armazenamento de pornografia infantil, incentivo à automutilação e disseminação de símbolos nazistas, como a cruz suástica.
No ataque a tiros contra a Escola Estadual de Sapopemba, uma aluna morreu após ter sido baleada na cabeça, e outros três ficaram feridos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um adolescente de 16 anos, também aluno, entrou armado no colégio e efetuou vários disparos. Este adolescente foi apreendido com a arma e encaminhado à Vara da Infância e Juventude.
Roma News