O Prouni (Programa Universidade para Todos) abriu nesta segunda-feira (29) as inscrições para estudantes de baixa renda que querem entrar em uma universidade.
O programa do governo federal concede bolsas em instituições privadas de ensino superior e, na edição deste ano, o Ministério da Educaçao (MEC) decidiu aumentar o número de vagas para os cursos de graduação em direito e medicina
São ofertadas 403.711 bolsas, destas 306.908 são integrais e 96.803 parciais. O número pode mudar até o início das inscrições. Esta oferta corresponde a 15.482 cursos de 1.028 instituições de ensino superior.
O bolsista também precisa atender uma das condições abaixo:
Além disso, a partir da Lei 11.096/2005, a renda do estudante é considerada, a partir da renda bruta mensal de todos os membros da família.
A renda familiar mensal deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa para obter o benefício de 100% da mensalidade da instituição privada. Já para obter a bolsa de 50% da mensalidade, a renda família não pode passar três salários mínimos por pessoa da família.
A renda deve ser comprovada no momento da inscrição por meio de extratos bancários, holerites, declaração do Imposto de Renda.
Professor da rede pública não se submete a essa regra do Prouni.
Inscrições vão até quinta
As inscrições vão até 1º de fevereiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado em duas chamadas, nos dias 6 e 27 de fevereiro.