O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia na próxima terça-feira, 02, as ações da campanha Maio Amarelo 2023, que ocorre em todo o Brasil com o objetivo de debater a segurança viária e mobilizar a sociedade para a conscientização sobre redução de acidentes no trânsito. Este ano, a campanha completa 10 anos, e tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.
Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro.
No Pará, o Detran é um dos órgãos parceiros do Observatório na realização da campanha, que enfatiza a redução de acidentes em todo o Estado, a partir da observação de fatores de risco, especialmente as ocorrências provocadas pelo não uso do capacete.
Em dezembro de 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório mostrando o aumento contínuo de mortes no trânsito, com 1,5 milhão de óbitos no mundo a cada ano. O documento destaca que pedestres e ciclistas representam 26% de todas as mortes no trânsito, enquanto motociclistas e passageiros atingem 28%.
Blitz educativa
No Pará, a programação de abertura do “Maio Amarelo” reunirá representantes de órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais, associações de profissionais do trânsito, ciclistas, motociclistas, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, universidades e outros segmentos. A abertura será a partir de 09 h, no estacionamento do Estádio Mangueirão (entrada pela Avenida Augusto Montenegro). Haverá blitz educativa, distribuição de laços representativos do movimento e de material educativo com os principais fatores de risco.
A programação prossegue ao longo do mês, com a realização de simpósio sobre segurança viária e pit stop educativo na Avenida Centenário, para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância coletiva de garantir um trânsito seguro para todos. O Detran realizará ainda palestras nas empresas, orientação em escolas públicas de Belém, Ananindeua e Marituba (na Região Metropolitana), mesa-redonda sobre os desafios de ciclistas e motociclistas no trânsito, atividades lúdicas com crianças e outras ações.
Roma News