
Israel anuncia a convocação de 200 cidadãos em solo brasileiro para a guerra contra o Hamas
12/10/2023
Dia de Campo da EXPO PARÁ foi destaque no SBT AGRO para todo o Brasil
13/10/2023O próximo sábado (14.out) reserva um espetáculo astronômico para os brasileiros, com a ocorrência de um eclipse solar. Este fenômeno poderá ser observado em todo o território e, em algumas regiões do Norte e Nordeste, o eclipse terá uma particularidade notável, aparecendo como um “anel de fogo” no céu.
O que é a anularidade?
A anularidade ocorre quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra, conhecido como “apogeu” pelos astrônomos. Nesse ponto, o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, criando as condições ideais para a aparição do anel de fogo.
As regiões onde o eclipse será visto como anular incluem estados do Norte e Nordeste do Brasil, como Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. As capitais Natal (RN) e João Pessoa (PB) estão diretamente no caminho da anularidade, tornando-se locais privilegiados para a observação.

Segurança na observação do eclipse solar
É de extrema importância ressaltar que não se deve olhar diretamente para o Sol em nenhum momento durante o eclipse, nem mesmo usando óculos escuros, películas de raio-x ou qualquer material caseiro. A exposição direta aos raios solares pode causar danos irreversíveis à retina.
Para observar o eclipse de forma segura, é necessário usar equipamentos apropriados, como óculos com filtros certificados que sigam o padrão internacional ISO 12312-2. Óculos de sol convencionais não oferecem proteção adequada para a observação do Sol durante um eclipse.
Outra opção segura é a observação indireta, que pode ser feita projetando a imagem do Sol em um pedaço de papel, usando um dispositivo simples. Esse método evita o contato direto com a luz solar.
O eclipse solar acontecerá em diferentes horários em cada região do Brasil. Os Estados Unidos serão os primeiros a testemunhar o evento, ainda pela manhã, e o Brasil será o último país a experimentar o eclipse, que ocorrerá durante a tarde. Em Belém (PA),será possível observar o fenômeno às 16h32 (Horário de Brasília).
Para aqueles que desejam acompanhar o eclipse ao vivo e em segurança, o Observatório Nacional transmitirá o evento em tempo real, em parceria com a organização internacional Time and Date. A transmissão estará disponível a partir das 11h30 (horário de Brasília).