
Peeling de fenol: Por que a “Troca de rosto” pode ser arriscada? Entenda
04/06/2024
Polícia Civil prende madeireiro em flagrante por tráfico de madeira ilegal em Breves
07/06/2024Integrantes da Escola Adventista da Cidade Nova, de Ananindeua, realizaram nesta terça-feira (04), a entrega de 70 doações de cabelos naturais recolhidos no entorno da comunidade escolar. Para a diretora da escola, Jarlene Moia, essa ação vai muito além do ensino. “A gente não está só para tratar o currículo, as coisas que acontecem ali no dia a dia, no cotidiano. É muito importante que a educação transcenda todas as barreiras de preconceitos. Percebemos que essas mulheres, inclusive crianças das comunidades ribeirinhas, passam por situações não só de assédio, como também são vítimas de acidentes com escalpelamento”.

Tratamento e apoio às vítimas – Desde 2005, a Fundação Santa Casa é referência no atendimento às vítimas do acidente de escalpelamento com o motor de barcos, tendo criado o Programa de Atenção Integral às Vítimas de Acidentes com Escalpelamento. A instituição também conta com o Espaço Acolher, que acolhe as vítimas no período de tratamento ambulatorial, quando não possuem casa de apoio ou familiar em Belém. O espaço também garante o atendimento às vítimas por meios do Serviço Social, da Psicologia, uma equipe administrativa da Santa Casa e uma equipe de educadores da Secretaria de Educação do Pará e da Universidade do Estado do Pará (Uep), que em regime de convênio atua na Classe Hospitalar.

“O cabelo que a vítima de escalpelamento perde no acidente não cresce mais, porque ela perde a base do couro cabeludo. Nós precisamos de doações de cabelos para a produção de perucas, mas nos últimos tempos essas doações diminuíram bastante. Por isso a gente espera que esse gesto de quem faz a doação dos cabelos, possa servir de exemplo para outras pessoas também fazerem a doação”, reforça a assistente social Luzia Matos, coordenadora do Espaço Acolher.

Como realizar doações?
As doações de cabelos para o Espaço Acolher da Santa Casa podem ser feitas diretamente no serviço, que funciona na Avenida Alcindo Cacela, 555, esquina com a Rua Diogo Móia, em Belém. O telefone para contato é o 3237-9460.
Informações: Agência Pará