Durante fiscalização de rotina, fiscais estaduais agropecuários apreenderam 29 toneladas de peixes congelados clandestinos. A carga estava sendo transportada em caminhão, sem documento sanitário, e foi interceptada no posto de fiscalização agropecuário do Itinga, município de Dom Elizeu. A ação dos Agentes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) foi realizada em parceria com a Secretaria da Fazenda (SEFA), na manhã desta segunda-feira, 30.
O gerente de trânsito agropecuário da Adepará, Paulo Bastos, ressaltou que “O produto apreendido é considerado de origem clandestina pois não passou por nenhum procedimento de inspeção sanitária que garanta a inocuidade do alimento. Produtos de origem animal devem passar por procedimentos padrão de higiene e inspeção para assegurar que este não represente ameaça à saúde do consumidor”.
Os peixes eram da espécie tainha, oriundos do Estado do Rio Grande do Sul, e não apresentavam nenhum registro de inspeção sanitária federal, documento necessário para o trânsito em todo o território nacional, além de garantir que o alimento foi processado seguindo as normas sanitárias. Assim, foram considerados clandestinos.
Os fiscais estaduais lavraram um termo de apreensão da carga e o motorista foi autuado por transportar produtos de origem animal sem documentação sanitária. A carga apreendida foi destinada para um estabelecimento com registro no serviço de inspeção oficial para avaliação e melhor destinação.
Fonte: Agência Pará