Nos últimos dois dias, uma ação conjunta entre a Receita Federal, Polícia Federal e a Agência Nacional de Mineração foi realizada no Porto de Vila do Conde, em Barcarena/PA, com o objetivo de combater a exploração, comercialização e exportação ilegal de manganês. Essa operação é uma resposta às crescentes preocupações em relação à exploração ilegal desse recurso mineral valioso, amplamente utilizado na indústria siderúrgica e de ligas metálicas.
Durante a operação, diversas ações de fiscalização e monitoramento foram realizadas em áreas suscetíveis à exploração ilegal de manganês. As equipes trabalharam incansavelmente para identificar e combater operações clandestinas que ameaçam a legalidade e a sustentabilidade desse setor tão importante para a economia.
Ao todo, foram expedidos 15 autos de apreensão nos dois dias da operação, resultando na apreensão de 100 mil toneladas de manganês, com um valor total de 50 milhões de reais, e 1.144 toneladas de cobre, no valor de 1,1 milhão de reais. Essas apreensões representam um grande degrau na preservação dos recursos minerais do país e na proteção dos interesses legítimos da indústria mineral.