Um grupo de 50 pessoas armadas invadiu e bloqueou o ramal que dá acesso à sede da fazenda Vera Cruz, pertencente a empresa Brasil BioFuels (BBF), localizada na zona rural do município de Acará, no Pará. O bloqueio acabou impossibilitando que os trabalhadores da empresa recebam alimentos, água e combustível para o gerador.
Segundo uma decisão judicial expedida pelo Tribunal de Justiça do Pará ( TJPA), a empresa informou que os colaboradores estariam cercados e sem mantimentos, pois o bloqueio impede a chegada, e estão construindo uma porteira para fechar o acesso e isolar a sede da fazenda, pois, assim, poderão colher livremente os frutos pertencentes ao acervo biológico da empresa.
No documento também consta a alegação de que foram ouvidos disparos de arma de fogo contra a sede da BBF e os manifestantes estariam supostamente praticando esses atos para exigir que a empresa não mantivesse vigilância armada circulando no local.
Na manhã do último domingo, 16, o juiz da Comarca Acará expediu uma decisão judicial, determinando o desbloqueio e, em caso de desobediência, a utilização da força policial.
“Sejam PROIBIDOS de ingressar na Fazenda Vera Cruz, e se já tiverem feito, que desocupem imediatamente, em forma de reintegração de posse
imediata, restituindo-se a posse da requerente, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais) por cada réu, até o limite de R$ 50.000,00 para
cada um dos promovidos, e adoção de outras medidas coercitivas, inclusive crime de desobediência e outros possíveis crimes a serem apurados caso ocorridos” documento.
A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada para dar cumprimento à decisão, juntamente com o oficial de Justiça.
Roma News