Uma câmera de segurança de uma van registrou o momento em que um homem coloca a mão por baixo do vestido de uma passageira e tenta apalpar sua parte íntima. O acaso aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16, em uma van que teria saído de Castanhal com destino a Belém.
Nas imagens, é possível ver que o homem está na frente da vítima, ele se aproxima e assedia a mulher. A vítima reclama, mas ninguém parece fazer nada. Após o ocorrido, a vítima registrou um Boletim de Ocorrência.
Pesquisa mostra que 97% das mulheres já sofreram assédio em transporte
Uma pesquisa divulgada pelos Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em parceria com uma empresa de transporte por aplicativo, confirmou que o assédio sexual está presente na maior parte das mulheres brasileiras, ao apontar que 97% dizem já ter sido vítimas de assédio em meios de transporte. Outras 71% conhecem alguma mulher que já sofreu assédio em público.
Segundo o levantamento, 72% das entrevistadas dizem que o tempo de locomoção entre a casa e o trabalho influenciam na decisão de aceitar um emprego ou permanecer nele. Ainda assim, 46% das entrevistadas não se sentem confiantes para usar meios de transporte sem sofrer assédio sexual.
No Brasil, o assédio sexual é crime, definido no artigo 216-A do Código Penal como “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. A pena prevista é de detenção de um a dois anos.