
Fiscalização apreende 29 toneladas de peixes congelados clandestinos no Pará
31/10/2023
SBT concorre em 11 categorias do prêmio melhores do ano NaTelinha 2023, promovido pelo Uol
31/10/2023O Hospital Regional dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, aderiu ao Outubro Rosa, e, no último sábado (28), ofereceu 601 exames, entre mamografia, ultrassom, raio X, colposcopias, biópsias de mama e ginecológicas. A equipe do hospital também orientou os usuários e acompanhantes sobre o combate e a prevenção do câncer de mama. O chamado “Dia D do HCHC” teve o tema “Vem te Cuidar”, e os serviços seguirão ofertados até o final de dezembro.

Em um ambiente de solidariedade, pacientes que vieram de caravanas de outros municípios, profissionais de saúde e voluntários participaram ativamente do evento, compartilhando informações essenciais sobre a detecção precoce do câncer de mama, destacando a importância dos exames regulares para a saúde das mulheres, na ocasião também foram ofertados os exames de mamografia, ultrassonografia, raio x.

O evento contou ainda com a presença da secretária de Saúde do município de Salinópolis, Valdineia Magalhães, que liderou uma caravana composta por 33 mulheres para participar do evento. Ela destacou a relevância de pessoas de outros municípios se deslocarem em busca de cuidados com a saúde, salientando.
“É uma jornada de uma hora que envolve todo um esforço conjunto da Secretaria de Saúde de Salinópolis e do Hospital Regional dos Caetés. Tudo isso para promover a saúde de cada uma das pacientes presentes aqui. A iniciativa demonstra o compromisso da comunidade e das autoridades em promover a saúde e o bem-estar das mulheres da região”, afirmou a secretária municipal.
Na cerimônia, a diretora da Atenção Básica do município de Capanema, Alessandra Rodrigues, ressaltou a importância do Dia ‘D’. “A informação e a sensibilização desempenham um papel crucial para que muitas mulheres possam cuidar de sua saúde. Ainda existem muitas mulheres com dúvidas, medos e até mesmo um temor diante da palavra ‘câncer’. É por isso que estamos aqui, para fornecer informações e liderar essa batalha em prol da saúde da mulher”.
Agência Pará