
Grávida de nove meses sofre acidente de trânsito em Igarapé-Açu.
03/01/2024
Ministro da Previdência diz que a fila do INSS “nunca vai acabar”
04/01/2024Começando em janeiro, beneficiários do Bolsa Família com CPF ou inscrição no CadÚnico problemáticos podem enfrentar a suspensão de seus pagamentos.
Neste último mês, o Bolsa Família atendeu mais de 21 milhões de domicílios, com um repasse médio de R$ 680. Cerca de 20 mil beneficiários estão com inconsistências no CPF e no CadÚnico. Dificuldades com o CPF podem incluir informações desatualizadas com a Receita Federal, ausência de justificativa eleitoral, múltiplos números de CPF para um mesmo nome, atraso na declaração do IR ou problemas de correspondência entre o CPF e os dados no sistema do Governo.

Para conferir a situação cadastral e eventuais pendências, é necessário visitar o website da Receita Federal, selecionar “Consultar CPF”, e inserir o número do documento e a data de nascimento.
Para sanar esses problemas, a pessoa deve recorrer à Receita Federal de três maneiras possíveis: pelo portal eletrônico, na seção “Meu CPF”, por meio do e-mail disponibilizado pela instituição federal para cada estado, ou presencialmente em uma das unidades de atendimento. Todas essas instruções podem ser encontradas no portal da Receita Federal.

Uma vez corrigidas as irregularidades, os pagamentos do programa podem ser reativados, ainda que tenham sido temporariamente interrompidos. Contudo, é vital que os beneficiários regularizem sua situação em até seis meses, caso contrário, o benefício será cancelado de forma permanente.
Veja na matéria abaixo: