A nova edição do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC) nesta 2ª feira (30.out), estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, deve encerrar 2023 em 4,63%. A queda na projeção, que há sete dias era de 4,65%, chegou a quatro semanas. Há um mês, a estimativa do mercado era de 4,86%.
Em relação ao crescimento econômico, o relatório estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,89% para 2023. Na semana anterior, o número era 0,01% maior (2,90%), e, há um mês, de 2,92%. A perspectiva de variação para 2024, por sua vez, permaneceu em 1,5% – mesmo valor de um mês atrás.
Não houve variação, de uma semana para a outra, na estimativa sobre a taxa básica de juros, a Selic. Segundo o boletim do Banco Central, ela terminará o ano em 11,75%. Há 12 semanas a previsão segue a mesma.
O Focus aponta que o dólar deverá terminar 2023 valendo R$ 5,00, mesmo valor de uma semana atrás. Há um mês, a projeção era que o câmbio fechasse o ano em R$ 4,95.
O que é o Boletim Focus
– O Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas do mercado;
– Essas estimativas são coletadas até a 6ª feira anterior à sua divulgação;
– As projeções são de indicadores econômicos como: taxa básica de juros (Selic), o Produto Interno Bruto (PIB), o câmbio e a inflação oficial (IPCA);
– Ele é publicado toda 2ª feira pelo Banco Central.