O Banco Central (BC) divulgou, nesta 2ª feira (4.set), o relatório de gestão sobre o Pix, fazendo um balanço do uso desse sistema no Brasil desde que foi criado, em novembro de 2020. No comunicado, a autarquia também anunciou quais podem ser as próximas novidades envolvendo a forma de pagamento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o BC, há expectativa de que o Pix possa ser utilizado para pagamento de pedágios em rodovias, estacionamentos e no transporte público.
O relatório ainda afirma que a autarquia estuda estabelecer regras padronizadas para uso do sistema de pagamentos em compras a prazo ou parceladas e transações internacionais, como remessas, pagamentos entre empresas e pagamento de compras de bens e serviços no exterior.
Outra aplicação futura é a possibilidade de pagamento sem conexão à internet, “o que tem potencial de ampliar o acesso e dar mais comodidade ao usuário, estimulando novas dinâmicas de uso e a substituição de meios de pagamento menos eficientes”, explica o BC.
“Muitos negócios que hoje não realizados pela falta de ‘conectividade’ poderão ser viabilizados instantaneamente, de forma simples, segura e com menor custo”, continua o comunicado da autarquia.