
Mês de julho teve 82 acidentes e 28 mortes em rodovias do Pará, registra PRF
02/08/2023
“Podem continuar sonhando”, diz Lula sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial
03/08/2023O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB) decidiu cortar a taxa referencial de juros da economia brasileira, a Selic, em 0,50 ponto percentual. A decisão foi tomada ao final da reunião encerrada nesta 4ª feira (2.ago). Com a decisão, o novo patamar da taxa de juros passa a ser de 13,25% ao ano. Foi a primeira redução da Selic desde o início do ciclo de aperto monetário, em março de 2021, quando a taxa estava em 2% ao ano.

No comunicado apresentado após a divulgação da decisão, o Copom fala em melhora do cenário inflacionário, que permitiu ” acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”, diz o Copom. Por ainda haver riscos para o combate a alta de preços, o BC evidencia que chegou a avaliar uma redução de 0,25pp, mas que considerou o corte mais amplo “compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.
Mais adiante, o BCB aponta qual o encaminhamento da política monetária para os próximos meses: mais cortes de 0,50 pp.
“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação com reancoragem parcial, demanda serenidade e moderação na condução da política monetária. Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário” – comunicado do Copom
SBT News