Mais da metade dos executivos financeiros no país planejam implementar inteligência artificial (IA) para detectar fraudes. É o que aponta um estudo conduzido por duas empresas de tecnologia voltadas para soluções financeiras na América Latina.
O levantamento Pulso 2024 – Experiência Digital: A Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina, realizada pela Topaz e pela consultoria Celent, que entrevistou 1.079 líderes de várias organizações financeiras em 20 países, mostra o interesse do Brasil na adoção do uso da IA, além da expansão do digital banking, e os planos e prioridades com tecnologias inovadoras no setor.
Deste montante de entrevistados, 64% fazem parte de bancos digitais, tradicionais, cooperativas, ou instituições de microfinanças e 36% fazem parte de empresas de tecnologia e fintechs.
“Embora o setor financeiro tenha sido transformado pela digitalização nos últimos anos, devido a políticas e estruturas regulatórias de apoio, adoção de internet móvel e uma rápida expansão de serviços digitais, os desafios permanecem, resultando em diferentes prioridades e planos para investimentos futuros em todos os países da região”, diz Jorge Iglesias, executivo da Topaz.
Os executivos querem desenvolver mais recursos de inteligência artificial para atendimento ao cliente e automação de processos. Isso se dá devido ao envolvimento digital do cliente, que é cada vez maior, e segundo a pesquisa, é cada vez mais importante para as instituições financeiras.
Com isso, os bancos têm procurado estratégias e soluções que permitam mais facilidade de uso aos usuários, que na América Latina usam a internet com smartphones, sendo que os pagamentos são cada vez mais feitos por dispositivos móveis.
O levantamento ainda revela que seis em cada dez instituições bancárias dizem que vão investir em aplicativos de IA para atendimento ao cliente e em chatbots.
Brasil, com o Pix, México com o CoDi e Argentina com o Transferências 3.0, que são países com sistemas de transações instantâneas modernos, gera preocupação na prioridade no combate à fraude e o aumento no investimento na IA.
No Brasil, principalmente, com um sistema financeiro mais robusto e sofisticado, a pesquisa aponta que a inovação na IA será direcionada para prioridades como a detecção de fraudes, abertura de contas, solicitação de crédito, renovação de cartões, automação de processos e avaliação do risco de crédito.
Informações: SBT News