Ação é do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), pela campanha nacional ‘Outubro Rosa’
Dando continuidade à programação do Outubro Rosa, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, promoveu, na segunda-feira, 28, uma visita aos leitos dos usuários, com equipes levando informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Além das orientações, foram distribuídos brindes aos pacientes e acompanhantes, em uma iniciativa que uniu conscientização e acolhimento, reforçando o compromisso do HRPC com a humanização do atendimento e o cuidado integral à saúde dos usuários do nordeste paraense.
A presidente do GTH, Vanessa Blante, informou que a ação objetivou a conscientização sobre a necessidade de se realizar exames preventivos, como o papanicolau e a mamografia. “Nosso papel vai além do cuidado imediato. Buscamos adotar uma abordagem acolhedora, esclarecendo dúvidas, aliviando medos e reforçando a importância da detecção precoce dessas doenças, que aumenta as chances de um tratamento eficaz. Ao incentivar as pacientes a cuidar de si mesmas e a buscar atendimento regular, contribuímos para a redução dos índices dessas doenças e óbitos na população”.
Luiza Véras, acadêmica de Biomedicina, destacou a importância da ação para a conscientização da população e para seu próprio aprendizado: “A ação desenvolvida no hospital teve como objetivo levar informações sobre o câncer de colo do útero e de mama, conscientizando para a prevenção e o diagnóstico precoce. Além disso, contribuiu para ampliar meu conhecimento pessoal e acadêmico, assim como o de toda a equipe presente.”
Tainá Loureiro Martins, de 32 anos, que estava acompanhando sua mãe, Marinez da Silva Freitas, de 61 anos, vítima de um acidente com fratura no braço e residente no município de Nova Timboteua, a cerca de 30 km de Capanema, expressou sua satisfação com o atendimento recebido e com a iniciativa. “É muito importante contar com essas palestras. O cuidado não é só no Outubro Rosa, mas em todos os meses. Fazer os exames periodicamente é essencial, e a palestra veio reforçar essa informação. Todos estão de parabéns!”.
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Agência Pará