O destino de milhões de estudantes em todo o Brasil poderá ser definido dentro de alguns dias. Isso porque a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicada já neste domingo (3), às 13h30. Pensando nisso, o SBT News separou as principais informações sobre o exame, além de dicas.
+ Saiba como é calculada a nota do Enem
Como de costume, o Enem acontecerá nos dois primeiros domingos de novembro, sendo, neste ano, nos dias 3 e 10. No primeiro dia será aplicada a prova de linguagens e ciências humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas. Ao todo, serão 90 questões, sendo 45 em cada dia.
No primeiro dia de prova os candidatos também deverão fazer uma redação. Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta e dos textos motivadores. A nota poderá chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema e texto com até sete linhas.
Para auxiliar nos estudos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, disponibilizou uma cartilha de redação, com informações sobre os pontos principais da prova. O documento também conta com amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima no exame de 2023.
A aplicação do Enem será feita em universidades espalhadas pelo Brasil. Para saber o local de prova, basta o candidato consultar o cadastro na Página do Participante. Nos dias do exame, os portões das unidades de ensino serão abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. As avaliações, por sua vez, começarão às 13h30.
Como o Enem é conhecido por ser um exame extenso, é comum que alguns candidatos fiquem ansiosos no dia da prova. Para evitar desconfortos ou perdas de prazo e horário, veja algumas dicas para garantir o bom desempenho na hora da prova:
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.
Os resultados ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
+ Enem 2024: Entidade solicita passe-livre a inscritos nos dois dias de provas
Ao todo, 4,3 milhões de estudantes realizarão o Enem em 2024. Entre os candidatos, 841.546 são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 1,8 milhão, por sua vez, já concluíram o Ensino Médio. As mulheres são maioria entre os inscritos, equivalente a 60,59% do total.
SBT News