A gestão do Núcleo de Atendimento do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, realizou nos dias 27 e 28, o primeiro Programa de Atenção ao Cuidador (PROAC) com atividades laborais com a proposta de uma dinâmica diferente com os acompanhantes dos usuários assistidos pela instituição.
A ação de educação em saúde teve o intuito de promover o autocuidado e bem-estar, para maior qualidade de vida dos participantes do evento.
Segundo o profissional de Educação Física do Natea Caetés, Khalil Freitas, as atividades de práticas físicas neste programa, surge de demandas sugeridas dos próprios acompanhantes dos usuários. Pensando nisso, a programação oferecida foi focada no lazer, interação social e novas perspectivas para todos os participantes. Com o sucesso desse momento, outros serão realizados com criação de agendas fixas para estas atividades.
‘’A dinâmica promove um momento de socialização, integração e relaxamento, diminuindo as tenções e níveis de estresse, até mesmo sintomas depressivos em que se encontram alguns pais e acompanhantes”, pontuou o profissional.
Entre os participantes da ação, Marcos Chaves de Araújo, de 40 anos, pai do paciente, João Antônio Araújo e Araújo, de 9 anos, elogiou a atividade. “Achei a iniciativa interessante. Foi um momento descontraído, aconchegante e inclusivo e que ajuda muito a relaxar e trazer mais alegria ao nosso dia’’, destacou Marcos, que reside na Vila Muruteua, em Santa Luzia do Pará, distante mais de 40 Km de Capanema.
A unidade integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno Espectro Autista (NATEA).
Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS, funcionando na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC