Nesta quinta-feira, 23/11, a Polícia Federal deu início à Operação Harpia, uma ação nacional voltada para o combate ao abuso sexual infantil. Coordenada pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil – CCASI/CGCIBER/DCIBER/Polícia Federal, a operação visa a prisão de ofensores sexuais de crianças e o resgate de vítimas, gerando um impacto social significativo e visibilidade para a problemática desse tipo de delito.
A ação é o resultado de uma investigação que teve início na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. Nessa etapa, foram analisadas notícias de crimes relacionados ao abuso sexual infantojuvenil online, e a partir desses dados foram produzidos relatórios de análise. Esses relatórios foram posteriormente encaminhados para as unidades regionais da Polícia Federal, que darão continuidade às investigações e cumprirão as medidas cautelares necessárias para a operação em todo o país.
Além dos mandados de busca e apreensão, a Operação Harpia já resultou em prisões relacionadas ao combate ao abuso sexual infantil. Os investigados responderão, em tese, pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil, bem como por estupro de vulnerável.