
PRF apreende 54 m³ de madeira ilegal em Marabá/PA
13/06/2024
Enem 2024: inscrições terminam nesta sexta-feira (14)
14/06/2024A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram na terça-feira (11/6) a Operação Maré Segura, que desarticulou uma organização criminosa envolvida em contrabando e lavagem de dinheiro no Pará e Maranhão. A quadrilha utilizava uma sofisticada rede logística para transportar mercadorias proibidas do exterior, principalmente cigarros, via Abaetetuba/PA.

Até o momento, quatro pessoas foram presas e mais de R$ 50 milhões em contas bancárias foram bloqueadas. As autoridades também suspenderam as atividades comerciais de 10 empresas que eram usadas para mascarar as operações financeiras ilegais da organização. Além disso, foram apreendidos carros, dinheiro, embarcações, documentos e aparelhos eletrônicos em quantidade ainda não contabilizada.

As investigações revelaram que as cargas de cigarros vinham do Paraguai, EUA e Leste Europeu. Produtos eletrônicos falsificados, ou seja, “piratas”, eram provenientes da China. As rotas incluíam países como Uruguai, Suriname, Barbados, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda e Granada, antes de chegar ao Brasil.

O esquema criminoso utilizava embarcações e sistemas de comunicação sofisticados para evitar o pagamento de impostos e comprometer a arrecadação fiscal do país. A atividade clandestina também representa um sério risco à saúde pública, pois as mercadorias introduzidas no mercado nacional não passam pela devida fiscalização.

Os suspeitos detidos podem ser indiciados por contrabando, lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa, entre outros crimes. As investigações continuam e novas prisões não estão descartadas
Informações: Polícia Federal