Chuvas devem dar trégua até quarta-feira (15), enquanto temperaturas caem para 10ºC.
O Rio Grande do Sul começa a semana em alerta para a cheia dos rios. Segundo a MetSul, apesar de as chuvas começarem a diminuir ao longo desta segunda-feira (13), os temporais do fim de semana voltaram a aumentar o nível dos rios, o que pode provocar novas cotas de inundação, enchentes e deslizamentos de terra.
+ Número de cidades afetadas por chuvas no RS sobe para 447
Nas bacias dos rios Taquari e Caí, por exemplo, o pior ocorre na primeira metade da semana. São dois rios de resposta rápida que sobem muito rapidamente com a descida de águas da Serra. Os níveis não atingirão as marcas extremas do começo do mês, recordes, mas serão cheias de grandes proporções pelos valores médios históricos.
O Rio Gravataí, por sua vez, vai receber grandes volumes de água que estão caindo no Litoral Norte, na região de Santo Antônio da Patrulha, e que ruma para a Grande Porto Alegre. Assim, os níveis tendem a se elevar gradualmente no decorrer da semana, com uma cheia de grande proporção. O mesmo deve ocorrer no Rio dos Sinos.
Todo esse impacto será refletido no Guaíba, em Porto Alegre, que recebe a água de quase todos os rios. Com isso, a situação vai se agravar na capital durante a semana com a chegada da segunda grande onda de vazão vinda dos rios contribuintes.
As temperaturas devem cair no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Isso porque o ar de origem polar começa a avançar sobre o estado nesta segunda-feira (13), baixando as temperaturas o dia todo, com maior sensação de frio à tarde e à noite. Em algumas áreas os termômetros podem ficar abaixo dos 10ºC.
Ainda tem previsão de chuva forte na região de planalto (Passo Fundo, Cruz Alta), Noroeste, Missões e litoral norte gaúcho. Na Grande Porto Alegre, deve chover pela manhã, de forma moderada, mas à tarde só deve chuviscar. Já na região de Santa Maria, Bagé e a Campanha Gaúcha, a segunda-feira será apenas com chuviscos.
Para terça-feira (14) não há previsão de chuva no estado. O frio, no entanto, será intenso ao amanhecer, com previsão de geada em toda a faixa sul gaúcha, na fronteira com o Uruguai. As menores temperaturas devem ficar entre 0°C e 5°C – números que podem cair para -1ºC em algumas áreas, como São José dos Ausentes, na quarta-feira (15).
Apesar da trégua, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (16). Conforme previsão do Climatempo, no dia, uma nova mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, vai gerar novas áreas de instabilidade, trazendo a chuva de volta.
SBT News