Dia de cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024! Horas depois do início das disputas em alguns esportes, como futebol, tiro com arco e handebol, o evento que abre efetivamente os Jogos acontece nesta sexta-feira, 26, a partir de 14h30 (de Brasília).
Para quem é “veterano” em Jogos Olímpicos não estranhar, a edição deste ano em Paris será diferente por um nobre motivo: pela primeira vez, a cerimônia de abertura não acontece em um estádio, mas sim na beira do Rio Sena, tradicional ponto de quem visita a capital francesa.
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris ocorre nesta sexta-feira, 26, com transmissão da TV Globo (TV aberta) e Sportv (TV fechada).
Diferentemente de todas as outras edições dos Jogos Olímpicos, essa será a primeira vez que o evento será realizado fora de um estádio. Muito além disso, no lugar da tradicional marcha, a maioria dos 10,5 mil atletas (nem todos estarão, claro) participará de um desfile fluvial com quase 100 barcos ao longo do Sena.
Principal via aquática de Paris, o Sena substituirá a tradicional pista que costuma ser aberta nos gramados dos estádios. Os cais nas margens foram transformados em arquibancadas para espectadores. Tudo isso com um belíssimo pôr do Sol para abrilhantar mais – se é possível – o cenário.
A novidade gera a expectativa de esta ser a cerimônia de abertura com maior público e cobertura geográfica da história. O trajeto se iniciará na Ponte Austerlitz, passará por marcos como a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre e algumas sedes dos Jogos, como a Esplanade des Invalides e o Grand Palais. Ao todo, o trajeto dura seis quilômetros.
Os atletas chegarão em suas delegações em frente ao Trocadero, esplanada localizada nas proximidades da icônica Torre Eiffel, onde serão realizados os protocolos oficiais. É na torre, por exemplo, que será colocada a pira olímpica.
As atrações serão comandadas por Thomas Jolly, diretor de teatro e ator francês incumbido como diretor artístico, e Maud Le Pladec, coreógrafa que vai liderar 400 dançarinos entre os 3 mil artistas.
Especula-se que ocorrerão shows da canadense Céline Dion e da norte-americana Lady Gaga, ambas vistas em Paris nos últimos dias.
Entre as delegações, quem abre a “corrida” é a Grécia, sede da primeira edição das Olimpíadas e que costuma abrir o desfile. Giannis Antetokounmpo, ao lado de Antigoni Drisbioti, é quem carregará a bandeira azul e branca.
O Brasil estará presente com várias de suas estrelas, mas alguns não poderão participar do desfile, pois têm jogos ou provas marcados para as primeiras horas de sábado, 27. Isaquias Queiroz e Raquel Kochhann serão os porta-bandeiras.
A última nação a desfilar será justamente a França, país-sede do torneio e responsável por fechar a cerimônia de abertura no Rio Sena.
Roma News