Neste Sábado (23) Por volta de 11:hr45m a guarnição urbana de Motopatrulhamento recebeu uma denúncia de que na Rua da bomba, no Bairro Patauateua, município de São Miguel do Guamá, estaria ocorrendo a prática de crime de maus tratos, a animais, a prática criminosa é conhecida como (“rinha de galo”).
A guarnição, se deslocou até ao local da denúncia, e ao chegar, verificou que cinco pessoas estavam no local, e os mesmos ao perceberem a presença dos policiais, empreenderam fuga pelas matas, do fundo do terreno da residência. Porém os militares agiram rapidamente e conseguiram prender os nacionais Bruno Silva de Barros e Rogério Patrick da Silva Paixão.
No local, foram encontradas 21 aves (galos) e uma espécie de arena montada, onde os animais eram submetidos a maus tratos e se enfrentavam até a morte, inclusive com o uso de artefatos utilizados para o treinamento dos animais.
De acordo com o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, a penalidade para a ação criminosa é o pagamento de uma multa mais a detenção, de três meses a um ano.
Diante dos fatos os nacionais foram conduzidos para o delegacia, com o apoio da Secretaria de meio ambiente de São Miguel do Guamá, para os procedimentos cabíveis.